Baseada no modelo A3 Sedan Ambiente, acaba de ser lançado no Brasil o SUV Audi Q5 Security. Ele chega com motor 2.0 de 252 cavalos de potência, câmbio automático de sete marchas e tração 4×4. Tudo isso ao preço de R$370.990,00. Nesse valor está incluída uma blindagem de nível IIIA, que faz com que o veículo seja capaz de suportar disparos de armas como a pistola Magnum 357, submetralhadoras 9mm, espingardas calibre 12 e Magnum .44.

Embora com visual discreto, como os demais modelos SUV da marca, o Q5 Security precisou receber ajustes a fim de torna-lo capaz de suportar os mais de 500kg extras, além de elevação do centro de gravidade. Esses ajustes incluem freios “herdados” da versão esportiva SQ5 que possuem maior poder de frangem por conta dos discos dianteiros de 350mm de diâmetro. Controle eletrônico de estabilidade, reforço de pistões do porta-malas de acionamento elétrico e vidros à prova de balas de 21mm de espessura são outros ajustes conferidos ao SUV. Ao contrário de outras montadoras e da quase totalidade das empresas de blindagem que usam a manta de aramida como principal material, justamente por ser leve e, principalmente, resistente, a Audi preferiu o aço, que deixa o carro mais pesado e prejudica a dirigibilidade.

Além disso, a suspensão a ar adaptativa com controle ativo de amortecedores, foi alterada para suportar o peso por volta de 2.295kg. Os pneus são do tipo run flat, que mesmo depois de alvejados conseguem rodar por 80km a uma velocidade de 80km/h, com rodas de liga leve de 19 polegadas.

Por fim, no que se refere aos equipamentos de série, certamente por conta dos itens da lista exibida logo abaixo, não há motivos para reclamação. Confira:

– seis modos de condução (um deles personalizável);
– ar-condicionado automático de 3 zonas;
– bancos dianteiros com ajuste lobar;
– painel virtual configurável de 12,3 polegadas;- controlador de velocidade de cruzeiro e ativação automática dos faróis (incluindo a altura do facho) e limpadores de para-brisa;
– volante multifuncional;
– monitoramento de pressão dos pneus;
– sensores de obstáculos dianteiros e traseiros;
– central multimídia com tela de 8,3 polegadas;
– interface para smartphones e navegador GPS;
– som da marca Bang&Olufsen com console central, botão rotativo e touchpad que reconhece letras escritas a mão.

Fonte: https://www.bemparana.com.br