No último artigo do nosso blog, vimos como o número de carros blindados está aumentando em todo o mundo. Geralmente, nos momentos que antecedem a decisão pela blindagem ou compra de um blindado usado, dificilmente os futuros proprietários se dão conta de quais cuidados deverão tomar, tanto em relação a dirigibilidade, quanto com a manutenção em si.

Comecemos analisando a questão do peso. Um processo de blindagem incrementa em torno de 150kg (sedãs médios) e 250kg (SUVs) cada veículo, o que, imediatamente, causa a sensação de estarmos dirigindo sempre carregando passageiros (dois ou três adultos em media). Esse peso altera as reações do veículo no quesito frenagem, uma vez que precisamos sempre de mais espaço para frear. Quem gosta de dirigir “colado” ao veículo da frente, dificilmente evitará uma colisão em caso de necessidade de frenagem brusca.

Nas curvas,  para veículos altos tais como os SUVs, existe sempre a tendência de inclinação por causa do aumento de peso da parte superior em decorrência dos vidros blindados. Portanto, se em veículos normais a prudência é um característica indispensável para qualquer condutor, a mesma deve ser ainda maior para os condutores de blindados.

Ainda tratando da dirigibilidade, no trânsito procure preferencialmente as pistas laterais, onde a possibilidade de fuga é maior, além de, ao parar nos semáforos, tente ficar em torno de 5 metros do carro da frente para o caso de haver a necessidade de uma manobra de fuga.

No caso dos vidros, mudanças de hábitos simples fazem toda diferença no cuidado com os mesmos e, principalmente, com a própria segurança. Vejamos algumas providências simples:

– Não esqueça de travar as portas e fechar os vidros das janelas e teto solar;

– Evite bater a porta com a janela aberta. Os vidros podem rachar se não estiverem completamente apoiados no batente;

– Feche as portas tão logo entre ou saia do veículo, uma vez que as mesmas podem empenar;

– Acione os vidros apenas com o motor ligado para não sobrecarregar o sistema;

– Não deixe o veículo exposto ao sol por um logo período e, se isso acontecer, não jogue água pois os vidros podem trincar;

– Ar condicionado direcionado diretamente ao vidro pode provocar delaminação (descolamento da camada plástica do vidro).

Por fim, se possível, faça um curso de direção defensiva para a condução de veículos blindados e aprenda como: escapar de um ataque de tiros, enfrentar, via simulação, o estresse de um assalto, controlar o veículo em situação de fuga e não abrir a porta sob a pressão de uma arma.

Fonte: Quatro Rodas