Depois de no último dia 07 de maio o Presidente Russo Vladimir Putin ter apresentado a Kortej, sua nova limusine presidencial, na ultima semana, mais precisamente no dia 28/09, foi a vez de o Presidente americano, Donald Trump, ser filmado circulando pelas ruas de Nova York com sua nova Besta, como é conhecida a limusine presidencial.

A Besta estava em meio a um cortejo no qual o presidente se deslocava no lado leste de Manhattan, por ocasião da Assembléia Geral das Nações Unidas, sempre realizada na sede da ONU. Além da Besta, participam do cortejo diferentes modelos de carros e motos, tais como o Ford Explorer, o Chevrolet Suburban e motos Harley-Davidson usadas pelos batedores.

É claro que todos os veículos que participam de uma comitiva como essa são blindados, mas nenhum deles com um nível de proteção tão grande quanto o da limusine que é capaz de resistir a calibres pesados, incluindo o .50 BMG (Browning Machine Gun). Por causa desse nível de proteção, a espessura da blindagem faz com que o veiculo perca boa parte do espaço interno, permitindo apenas duas pessoas lado a lado.

A aparência da limusine lembra bastante os modelos de luxo da Cadillac, o chassi é responsabilidade da divisão de veículos comerciais da General Motors e é originado de um caminhão leve. Estima-se que o veículo pese por volta de 9 toneladas que são movidas por um motor turbodiesel.

É claro que os pneus não poderiam deixar de ser run-flat (que conseguem rodar mesmo depois de atingidos por tiros) e outros itens de segurança que podemos destacar são a tecnologia de visão noturna, sistema de oxigênio independente, ideal para situações de ataques químicos e eletrônica capaz de resistir ao pulso eletromagnético de uma explosão nuclear.

A Besta, assim como outros veículos da comitiva presidencial, acompanha Donald Trump em suas viagens mundo afora. O transporte dos veículos é realizado por aviões cargueiros Boeing C-17 Globemaster III, com capacidade de transportar mais de 77 toneladas.

Fonte: Auto Esporte
Imagem: Auto Esporte