Manta de aramida YellowGard Elite – Pesquisa e desenvolvimento

Após intensa pesquisa de materiais, apresentamos a Manta de Aramida YellowGard Elite. Esse produto foi desenvolvido com o objetivo de trazer ao veiculo uma ou duas superfícies na cor preta DeepBlack, o que possibilita um acabamento diferenciado em relação a manta na cor amarela.

Os materiais utilizados conseguiram, além de seus objetivos estéticos, ganhos significativos no processo de adesão da manta ao aço do veiculo, o que pode ser visualizado na sequência de fotos mais abaixo.

Testes de adesão indicam que a Manta YellowGard Elite pode ser fixada ao veiculo através de cola de uretano, com economia de até 30% na quantidade de cola normalmente utilizada. Essa economia pode ser conseguida através de um diferente desenho de colagem ou com uma menor abertura do bico da bisnaga de cola durante o processo de instalação da manta.

A melhor performance de colagem, além de economia financeira, leva também a um produto significativamente diferenciado:

– menor peso da blindagem, com consequências em melhor performance dinâmica do veiculo;
– redução do uso de parafusos e outros sistemas de travamento das mantas ao veículo;
– melhoria da pegada de carbono do veiculo.


Teste de adesão – Sequência de fotos

Foto 1: Uma amostra de manta foi fabricada com 50% de sua área com o acabamento DeepBlack exclusivo do YellowGard Elite.

Foto 2: Na amostra foram aplicados 2 “cordões” de cola de uretano, uma na superfície direta do Kevlar e outra na acabamento DeepBlack. A amostra foi posicionada no dispositivo de Peel Teste (teste de adesão). A cola foi curada por 48 horas.

Foto 3: Em cada cordão de uretano foram fixados  pesos de 1000 gramas, no mesmo momento.

Foto 5 – Após 48 horas, o cordão de uretano colado na superficie com acabamento DeepBlack continuava totalmente colado.

Foto 4: Após 10 minutos, o cordão de uretano colado na superfície de Kevlar havia descolado totalmente.