Buscar
  • Manta de Aramida

A história da manta de aramida

A manta de aramida foi inventada em 1965 a partir de uma solução de polímero líquido turvo. Do ponto de vista científico, na forma de líquido a solução aparentava não ter muita utilidade, visto que o que se estava buscando era a criação de uma alternativa leve para o aço usado no reforço de pneus.


Entretanto, quando o material foi colocado em forma de fibra, descobriu-se um material muito forte e leve, cinco vezes mais forte que o aço e também resistente ao fogo.


Atualmente as utilidades da manta de aramida vão desde a proteção de cabos de fibra ótica, passando pela blindagem de carros (por causa da sua leveza, flexibilidade e resistência, podem ser "moldados" e encaixados praticamente em toda a área interna, deixando para o aço uma pequena participação em todo o processo), capacetes e armaduras de policiais, luvas de açougueiro, etc.


Não podemos deixar de citar que a manta de aramida também tem o seu lado "celebridade", visto ser o material usado na fabricação do traje do homem-morcego, mais conhecido como Batman.


A inventora da manta de aramida foi a química Stephanie L. Kwloke. Ela levou mais de15 anos para aperfeiçoar e criar aplicações práticas para o produto. Nesse período, mais de meio milhão de dólares foram investidos.


No último dia 18, Kwloke morreu aos 90 anos de idade e, certamente, a sua invenção foi e continuará sendo capaz de salvar muitas e muitas vidas.

0 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333