Buscar
  • Manta de Aramida

Blindados ao estilo Netflix

Netflix e Spotify são serviços globais de transmissão de filmes e música respectivamente, para os quais podemos ter acesso a todo o conteúdo através do pagamento de uma mensalidade ou assinatura. Modelos de negócio como esses (baseados em assinaturas mensais) podem e estão sendo usados em diversos segmentos, principalmente aqueles baseados na internet.


Talvez não imaginássemos que esse conceito se estendesse para atividades não baseadas na internet, como o aluguel de veículos por exemplo. Não estamos falando aqui do aluguel de veículos na forma tradicional, ou seja por alguns dias, mas uma nova modalidade que é o aluguel de carros zero quilômetro por períodos entre 12 e 36 meses.


Com o nome de Unidas Sempre Zero, esse serviço está sendo oferecido pela locadora Unidas que argumenta as seguintes vantagens para o locatário: a responsabilidade pelos custos de manutenção e documentação, além do IPVA e seguro, ficam por conta da locadora. De acordo com Levi Fonseca, Diretor executivo da Unidas: “As pessoas precisam do carro para uma série de coisas, mas não necessariamente necessitam ter a posse do bem. Há um custo alto envolvido na compra e na manutenção de um veículo, por isso elas estão dispostas a pagar uma mensalidade pela comodidade”.


Diferente da forma tradicional de aluguel, através da qual somos submetidos a escolher os carros disponíveis, nesse sistema a locadora comprará o carro desejado pelo cliente, que pode qualquer modelo de qualquer montadora, e faz o cálculo das mensalidades individualmente. A opção por carros blindados também é possível.


Para termos uma ideia de valor, a mensalidade para um carro 1.0 básico, como o Fiat Mobi, seria de R$1.200,00 por um período de 12 meses. Já para um Toyota Corolla 1.8 GLI, mensalidade em torno de R$3.500,00 para 12 meses. Quanto maior a quantidade de meses, menores ficam as mensalidades.


Ainda segundo Fonseca: “Um diferencial da Unidas é que o nosso cliente pode sair da loja dirigindo um carro provisório e similar ao que escolheu, até que o novo da fábrica chegue. Além disso, no modelo de assinatura, diferentemente do leasing, o motorista não precisa dar entrada para sair de carro zero”.


Para o professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e consultor financeiro Jurandir Macedo, esse tipo de serviço faz mais sentido para para quem prefere trocar de veículo com frequência. “Se a gente for olhar do ponto de vista matemático, a pessoa tem que pesquisar quanto pagaria de juros em um financiamento do carro. Isso vai variar bastante dependendo do score de cada um. Pode ser menos de 1% ao mês ou mais de 2% ao mês. Outra questão é quanto a pessoa tem de dinheiro disponível para dar de entrada. É muito difícil conseguir financiar um carro sem dar nada de entrada.”


Fonte: http://exame.abril.com.br

2 visualizações

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333