Buscar
  • Manta de Aramida

Blindados menores usados na patrulha de comunidades no Rio de Janeiro

Para reforçar a segurança do Rio de Janeiro, policiais civis e militares vão poder contar com mais 300 carros e oito veículos táticos blindados. Essa nova frota, entregue pelo Governador Luiz Fernando Pezão no último dia 02/07, será usada principalmente na segurança das comunidades.


Esses 300 veículos se juntarão a frota de 568 viaturas que já atendem 38 UPPs e a CPP (Coordenadoria de Policia Pacificadora). Os carros comuns serão usados por equipes das Unidades de Polícia Pacificadora.


Os veículos táticos blindados serão utilizados para transporte de tropas por agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Policia Civil (Core) e pelo Batalhão de Choque (BPChq). De acordo com o Coronel Frederico Caldas, comandante-geral das UPPs, os blindados menores são para facilitar o deslocamento dentro das comunidades.


O governador do estado afirmou que todo o processo de compra demorou quase cinco anos. Em seu discurso, ele agradeceu o deputado Paulo Melo, presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que "doou" cerca de R$ 70 milhões originados de recursos retirados do orçamento da Casa para o investimento na segurança.


Blindados para a realidade do Rio de Janeiro

Esses novos blindados são menores que os da frota antiga, podem transportar 13 policiais e possuem freios ABS, sistema de detecção, tração nas quatro rodas e supressão de incêndio no motor. Os pneus conseguem rodar 20 km no caso de avaria e essa frota conta com um mecanismo hidráulico em sua parte frontal que ajuda na desobstrução de vias, como as que acontecem quando barricadas que são montadas por traficantes.


Cabe ressaltar que os veículos ainda ainda possuem um sistema de câmeras com visão noturna. O coronel Luís Castro, comandante-geral da PM, afirmou ainda que a frota é para ser usada como defesa dos policiais e não para ataques.

0 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333