Buscar
  • Manta de Aramida

Carros blindados usados

Atualizado: Mar 25

Mesmo que a procura por veículos blindados no Brasil continue diretamente proporcional ao crescimento da violência, ainda estamos longe de dizer que a blindagem de um carro seja um serviço barato.


Desse jeito, uma alternativa para quem não pode investir em um blindado novo é a compra de um blindado usado. Para Christian Conde, presidente da Associação Brasileira de Blindagem  (Abrablin) durante 2012 e 2013, essa é uma opção para quem busca segurança, mas não pode gastar muito com ela. Christian disse: "Os carros são blindados quando novos, mas depois de um certo tempo voltam para o mercado, como usados, e essa é uma opção que está sendo usada por parte dos consumidores. Comprar um automóvel novo e ainda pagar a blindagem fica bem mais caro que a compra de um usado", afirma.


Uma outra vantagem dos blindados usados está na pronta entrega. Por conta da aplicação da manta de aramida e outros materiais, a blindagem de um carro novo pode levar até 30 dias para ser concluída.


Os cuidados na hora da compra de um usado são bem parecidos com os de um novo, ou seja, é preciso verificar a idoneidade da blindadora que fez o serviço e também a procedência do carro. Essas são ações preventivas, evitando problemas com empresas “piratas” que atuam nesse segmento. Isso porque os produtos com resistência balística são controlados pelo Exército e as empresas precisam ter o Certificado de Registro (CR). Sem tal documento elas não podem funcionar.


As empresas certificadas precisam entregar um Termo de Responsabilidade para os clientes, pois todos os materiais usados para blindar e seus números de ReTEx (Relatório Técnico Experimental) precisam ser discriminados neste documento. O ReteX só é emitido pelo Exército e é ele quem comprova que a empresa que usou o material providenciou os testes que são exigidos.


Alguns pontos a serem observados

- Confira se o veículo foi blindado em todas as partes, como vidros e toda a cabine;

- Antes de comprar é preciso observar a suspensão e os freios. Isso porque o excesso de peso por conta da bindagem aumentará o desgaste das peças, reduzindo seu desempenho; - Faça a inspeção dos vidros, verificando se tem bolhas. Como o vidro é blindado por diversas lâminas, o deslocamento de algumas delas pode provocá-las e isso pode reduzir a resistência balística;

- Não feche negócio antes de observar se a blindadora que fez o serviço existe ainda, pois se a empresa fechou, você não terá a quem recorrer em caso de defeito. Além disso, seu veículo perderá valor no mercado.

1 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333