Buscar
  • Manta de Aramida

Certificação é garantia de segurança

Atualizado: Mar 25

O mercado está cada vez mais exigente; isso é um fato. Com a quantidade de empresas, produtos e serviços que vemos lançados diariamente, não poderia mesmo ser diferente. A oferta é gigante e saber escolher o melhor requer, muitas vezes, muita pesquisa e desse jeito, possuir a(s) certificação(ões) correta(s) já é um ótimo diferencial.


Isso não funciona diferente quando falamos no setor de blindagem de veículos; afinal, trata-se diretamente da segurança do indivíduo. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), Christian Conde, “A certificação serve de comprovação formal de que um produto ou serviço atende aos regulamentos e especificidades que o regem. No segmento da blindagem, ela é uma ferramenta importante, que mostra ao consumidor que a empresa certificada tem capacidade e material para oferecer o serviço e dar a proteção e segurança desejadas pelo consumidor”. Impensável assim adquirir qualquer coisa relacionada ao setor sem a devida certificação.


Nesse setor existem duas formas de certificação: a compulsória e a voluntária. A certificação compulsória, como o próprio nome diz, é pré-requisito para que algum material relacionado à blindagem, como por exemplo manta de aramida, seja comercializado. Esse certificado é fornecido pelo Exército Brasileiro, órgão responsável pela fiscalização e regularização de todas empresas que produzam, forneçam ou façam qualquer tipo de transação envolvendo produtos e serviços relacionados à blindagem, inclusive locadoras de veículos. Essa obrigatoriedade surgiu da preocupação do Exército Brasileiro quando aumento a produção de veículos blindados, que com o Decreto 2998, de 23 de março de 1999 passou a instituir a necessidade de se obter o CR - Certificado de Registro (válido para as empresas blindadoras de veículos) e o TR - Título de Registro (para os fabricantes de peças blindadas). Desse modo os veículos de passeio que passaram por procedimentos de blindagem, também figuram na lista de produtos controlados.


O outro tipo de certificação, a voluntária, nada mais é que uma garantia de segurança extra ao consumidor. Uma delas é a ISO 9001, norma internacional de qualidade, que avalia diversos pontos da empresa que a busca, como a gestão de processos, qualificação e competência de funcionários, adequação de recursos, monitoramento de produtos e processos, busca por melhorias contínuas e tudo o que envolve o pós-venda e a satisfação do cliente. Há também outros certificados, como o Selo Verde que é dado à empresas envolvidas com a questão da sustentabilidade.


A certificação é portanto uma segurança extra à necessidade de proteção desejada pelo consumidor, e isso deve ser um compromisso de todos os envolvidos nesse processo. Conhecer as empresas envolvidas no processo de blindagem do seu veículo e se assegurar de que possuem essa certificação, é portanto importante. Além disso, cabe lembrar que todo veículo blindado deve ter um Termo de Responsabilidade que descreve todos os materiais que foram utilizados na blindagem, que é o que permite o registro do mesmo no Exército.


Fonte: Imagem

0 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333