Buscar
  • Manta de Aramida

Como cuidar do seu carro blindado - Parte 1

Em artigos anteriores já tivemos a oportunidade de esclarecer assuntos como: as principais dúvidas sobre a blindagem de veículos, certificação versus garantia de segurança, cuidados na hora da compra de carros blindados, regulamentação de carros blindados, balística, como escolher uma blindadora e até dicas relacionadas com direção defensiva. Dizem por aí que os brasileiros adoram cuidar dos seus carros e temos que concordar que, principalmente nos finais de semana, cenas como as de pessoas lavando, polindo, aspirando, fazendo algum ajuste de motor, etc. são mais do que normais Brasil adentro.


Com carros blindados, além dos cuidados "normais", outros são necessários. É deles que trataremos, a partir das questões abaixo:


1Qual é a calibragem ideal dos pneus?

R: A calibragem utilizada deve ser a calibragem máxima recomendada pelo fabricante para ser utilizada em condição de carga total.


2. O uso de insulfilm estraga a blindagem?

R: Em alguns vidros blindados que não utilizam policarbonato na lâmina interna, a instalação de filmes não é admitida pelo fabricante dos vidros e o proprietário perde a garantia no caso de fazê-lo. Em vidros blindados que utilizam policarbonato – que são a grande maioria – o filme pode vir a danificar o verniz contra riscos, que existe na última camada do policarbonato. Este tipo de evento também não é coberto por garantia.


3. O uso dos vidros abertos com o carro em movimento pode danificá-los?

R: Não, porém pode danificar as pessoas no veículo pela quebra da condição de segurança que os vidros fechados proporcionam. O que pode danificar os vidros é fechar a porta do carro com eles abertos. A máquina de vidros – mecanismo responsável por fazê-los descer e subir – não tem rigidez suficiente para aguentar o peso extra do vidro no momento em que a porta fecha. Nessa condição o vidro precisa estar apoiado nas canaletas da porta para ser mantido seguro. Isso só acontece com os vidros na posição superior.


4. Como limpá-los?

R: Devido ao fato de se utilizarem materiais plásticos na face interna dos vidros blindados, deve-se utilizar água e sabão neutro. Em situações de muita sujeira deve-se utilizar álcool hidratado. Nunca utilizar produtos derivados de petróleo ou solventes de qualquer natureza.


Até o próximo!

1 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333