Buscar
  • Manta de Aramida

Conheça mais sobre o carro-forte

Atualizado: Mar 25

O Veículo Especial de Transporte de Valores (VETV) é mais conhecido no Brasil como carro-forte. Ele é um veículo automotor criado especialmente para o transporte de grandes quantias de dinheiro, mercadorias de alto valor e documentos. É mais utilizado por bancos, museus e lojas.


Os carros-fortes são blindados e têm fechadura aleatória, além de um desenho que prioriza ao máximo a segurança do patrimônio. Seu interior possui um cofre-forte para uso apenas da guarnição que viaje em seu interior. Em nosso país esse tipo de automóvel pode estacionar em lugares proibidos e andar pelas calçadas, por exemplo.


Sua sala do cofre bloqueia a visão para o motorista, então, o carro-forte possui uma câmera de vídeo que está instalada na traseira, emitindo a imagem em uma tela no painel com duas funções: permite que o motorista cheque se tem alguém o seguindo e também funciona como um espelho retrovisor. Ele tem também uma janelinha lateral blindada que ajuda o motorista a observar seus arredores.


A proteção do carro-forte

No final do furgão tem uma sala isolada, com acesso apenas pela porta atrás dos bancos traseiros. Esta porta só abre com chave ou, em modelos mais modernos, mediante uma senha de segurança. Nessa salinha tem um cofre, onde é necessário que tenha outra chave para que não seja disparado um alarme. É lá dentro que estão as "riquezas" transportadas.


Normalmente esse tipo de veículo não recebe blindagem máxima para que, caso seja necessário, não perca velocidade, pois ela deixaria o carro-forte mais lento. No caso dos pneus, eles podem ser reforçados se o cliente desejar.


O carro-forte dispõe de quatro lugares onde, geralmente, quem ocupa é o motorista, o chefe da equipe e mais dois seguranças. Todos eles usam um colete à prova de balas e estão bem armados. As laterais do automóvel possuem aberturas em sua lataria para que, caso seja necessário, os vigilantes abram fogo.


Eles são feitos sob encomenda e, devido a questões de segurança, os fabricantes não podem revelar o material usado em sua construção. O que podemos saber é que a lataria é reforçada com chapas de aço e, também, produtos especiais. Ele recebe blindagem de nível 3, o que o protege de tiros a fuzis perfurantes.

1 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333