Buscar
  • Manta de Aramida

Dicas de direção defensiva - Parte 2

Atualizado: Mar 25

Em nosso último artigo lhe apresentamos algumas dicas básicas (porém fundamentais) sobre a direção defensiva associada ao uso de carros blindados. Dessa vez, além de reforçar algumas delas, apresentaremos novas dicas que vão desde a chegada e saída de casa, passando pelo comportamento no trânsito, até os cuidados com o carro.


Todas as dicas abaixo têm um objetivo comum: dificultar a ação de bandidos e assaltantes. Muitas das ações criminosas são decididas em face de oportunidades percebidas no momento. Por isso, a regra geral é: não possibilitar tais oportunidades.


- Chegada e saída de casa: fazê-lo com o carro trancado, aliás o carro deve ser mantido trancado sempre, em qualquer condição. Se a casa ou prédio não possuir sistema de comporta dupla, onde um portão só abre em face do fechamento do outro, isto deve ser providenciado. De que vale a pessoa estar segura dentro do carro blindado se expõe sua família que ficou em casa?


- Comportamento no trânsito 1: deve-se dirigir de forma calma, sem açodamentos. Se possuir dispositivo que mostra a situação do percurso através de programa de internet (google maps, waze etc.), deve-se estudar o trajeto a ser seguido antes de sair de casa. Um carro parado em congestionamento é uma excelente oportunidade para o bandido, pois mesmo que ele não consiga entrar no carro, nem atingir o motorista com sua arma, certamente proporcionará momentos de terror aos ocupantes do veículo. Se isto vier a acontecer, deve-se acionar o alarme do carro (ou a buzina) imediatamente, pois chamará a atenção dos demais motoristas e funcionará como elemento de dissuasão para qualquer ação continuada do bandido.


- Comportamento no trânsito 2: Obviamente a janela ou a porta não deve ser aberta sob nenhuma condição, mesmo que o marginal atire contra o carro. Se isso acontecer dirija para longe do local da maneira que for possível, mesmo que para isso você tenha que fazer algo drástico não previsto pelo código de trânsito nem pelos bons costumes e regras de educação. Você sabe dirigir em marcha ré? É bom saber... O carro blindado é um local seguro e existe justamente para possibilitar sua fuga de uma situação de ataque. Quanto mais rápido você deixar o local mais seguro você estará.


- Comportamento no trânsito 3: você se envolveu em um evento como no parágrafo acima e teme que os bandidos estejam lhe seguindo? Vá direto para um posto policial ou delegacia de polícia. Se estiver em uma estrada dirija ate encontrar um posto da polícia rodoviária ou algum local suficientemente movimentado enquanto liga para a polícia. Nas estradas geralmente existe a informação do número de telefone para reportar emergências, anote esse numero sempre e coloque na memória do seu celular. Se não anotou o numero, disque 190.


- Comportamento no trânsito 4: procure não sair à noite sozinho. Muito menos trafegar em locais que você não conhece. Locais ermos ou que possibilitem uma evasão fácil dos marginais, são os preferidos por eles. Se você passar em um buraco, pedra, ou se o seu veículo for abalroado na traseira, fechado pela dianteira, enfim, se tentarem parar seu veiculo de qualquer forma, NÃO PARE! Lembre-se, você estará mais seguro dentro do carro blindado, mesmo que este esteja batido, com pneus furados e abalroado. Continue dirigindo e procure ajuda. Um automóvel moderno, mesmo com seus pneus furados, pode perfeitamente levar a você para longe da área de risco.


- Cuidados com o veículo: os cuidados devem começar com a própria escolha do veículo. Carros pequenos e de baixa potência, têm uma capacidade de fuga menor do que uma SUV. Porém, tão importante quanto a escolha do veículo, é a manutenção preventiva que você dá a ele. Se o seu carro quebrar por falta de manutenção, à noite, em lugar ermo, você terá contribuído muito para expor a sua segurança e a das pessoas que estiverem consigo. Mantenha as revisões feitas de acordo com o manual, mesmo que você não se utilize dos serviços das concessionárias oficiais da marca. O seu mecânico particular tem toda a condição de prestar os mesmos serviços. Quando da contratação do seguro do veículo, não se esqueça de exigir “socorro 24 horas” e utilize esse serviço sempre, mesmo que seja para trocar um simples pneu furado. Lembre-se, não saia do veiculo em nenhuma situação!

0 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333