Buscar
  • Manta de Aramida

O que é aramida?

Atualizado: Mar 25

Nas ruas estamos à mercê dos bandidos e nem em nossos carros estamos mais protegidos. É só olhar os inúmeros de vídeos dos motoristas encurralados em engarrafamentos que são assaltados.


Isso invoca a necessidade de uma proteção a mais tanto na sua casa como na rua, o que levou a popularização dos carros blindados.


Desde então, novas tecnologias foram aparecendo e então modificaram o mercado dos carros blindados, trazendo mais segurança, praticidade e conforto para os nossas vidas. A manta de aramida está envolvida diretamente nesse processo de evolução. Mas antes de chegarmos até ela, vamos ver como foi o início da blindagem nos carros.


O início da fabricação dos carros blindados


Bem, em 1941 quando a marinha japonesa atacou a base americana em Pearl Harbor e logo em seguida o presidente Roosevelt declarou guerra ao Eixo, criou-se a necessidade de proteger o presidente de alguma forma mais, digamos, completa.


Não era possível gastar mais do que 11 mil dólares em um transporte presidencial, só que ele precisava daquela proteção. Então, alguém se lembrou de um dos carros de Al Capone, um dos maiores gângsteres da história, que tinha sido apreendido era blindado, um Cadillac. Houve então, um “empréstimo” do carro. O presidente usou este veículo até o ano de 1942, quando a Ford Motor Company designou um veículo blindado especialmente para o presidente Franklin D. Roosevelt. O carro era um Lincoln 1939.


A evolução da manta de aramida


Depois de tantos anos passados, é natural que houvesse uma evolução nas tecnologias que tomam parte no processo de fabricação de um carro blindado. A segurança foi se tornando objeto primordial de desejo não apenas dos grandes governantes preocupados com ameaças causadas por guerras, entre outros motivos, mas virou alvo também do cidadão comum.


Então, foi necessária uma evolução que satisfizesse as necessidades dos interessados.


A manta de aramida é uma tecnologia recente que começou a ganhar espaço em 2006, uma manta que protege tanto quanto as rígidas placas de aço que são tão populares. A aramida é um material isolador de eletricidade que possui bastante resistência mecânica à tração, sendo um material muito leve em forma de fibras.


As suas principais vantagens estão em seu peso, que é muito mais leve que o das placas de aço, e também na sua flexibilidade que permite que ela revista peças importantes, como se fosse uma roupa feita sob medida.


Essas vantagens aliadas a outros fatores fizeram com que a manta de aramida estivesse presente em praticamente todos os veículos blindados depois da sua entrada no mercado.


Com isso já podemos perceber o quanto sua qualidade é elevada.

0 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333