Buscar
  • Manta de Aramida

O que são Pneus Run Flat?

Atualmente não basta apenas a nossa preocupação com a violência, mas também com a intensidade da mesma. Quando dizemos “intensidade” da violência, nos referimos a disposição que um ou mais bandidos possuem no sentido de dar prosseguimento a uma ação, se serão insistentes ou desistirão fácil, se se darão por satisfeitos com o resultado do ato ou se seguem adiante.


Vejamos um exemplo prático. Num assalto a uma pessoa que dirige um carro blindado, desistiriam os bandidos caso percebessem estar lidando com um veículo desse tipo ou continuariam perseguindo a vítima até que conseguissem aborda-la fazendo-a sair do carro ou mesmo provocando um acidente? Isso é o que podemos considerar como sendo intensidade de violência.


Ok, mas qual a relação dos pneus Run Flat com isso? Bem, se você ainda não sabe o que são pneus run flat, vamos explicar rapidamente. Item de série em modelos da BMW, Mercedes-Benz, Audi, Porsche e Mini, Pneus Run Flat são um tipo de pneu que, mesmo depois de sofrer um furo, conseguem rodar ainda por 80km a uma velocidade de 80km por hora.


É claro que com essas duas características, são, de longe, os pneus indicados para carros blindados porque permitem uma fuga no caso de os pneus serem atingidos. Vamos agora conhecer um pouco mais sobre eles.


A principal diferença dos Run Flat para os demais pneus são os reforços na lateral, ombro e talão (região que entra em contato com os flanges das rodas e mantém o pneu preso ao aro da roda). Por causa deles, em caso de furo, o pneu se mantém em altura próxima à de rodagem com ar. Em termos de manutenção, os Run Flat precisam dos menos cuidados que os pneus comuns, ou seja, calibragem semanal ou quinzenal, rodízio, alinhamento e balanceamento.


Pneus Run Flat exigem do carro, como item de série, sistema de monitoramento e de pressão e temperatura dos pneus a fim de garantir a segurança do conjunto. Por conta desses sensores, o cuidado na montagem e desmontagem dos pneus deve ser redobrado.


O uso mesclado de pneus Runflat com pneus regulares não é recomendado por causa da diferença que apresentam em relação ao nível de conforto, frenagem, dirigibilidade e perfomance seja em pisos secos, quanto em molhados. Para carros fabricados com Run Flat, a recomendação é que sejam substituídos sempre pelos mesmos pelos mesmos motivos já citados no início do parágrafo.


Vantagens

- Elimina a necessidade de estepe, aumentando assim a capacidade do bagageiro; - Reduz o peso do veículo; - Oferecem maior controle do veículo em caso da explosão de um pneu; - Autonomia de rodagem de até 80km com velocidade de até 80km/h após um furo;


Desvantagens

- Proporciona menos conforto que os pneus comuns; - Por ser uma tecnologia pouco usada, é considerada cara e presente apenas em modelos de luxo.


Fonte: icarros

Imagem

1 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333