Buscar
  • Manta de Aramida

Origami blindado para policiais

Antes da invenção das armas de fogo, seja durante as guerras ou no cotidiano normal da raça humana em diversas regiões do planeta, as armas usadas eram basicamente espadas e facas feitas de metal e a proteção contra as mesmas eram as armaduras também feitas de metal ou as armaduras “leves” compostas de várias camadas de couro e/ou acolchoamentos.


Com a chegada das armas de fogo, a nossa vulnerabilidade em relação a violência aumentou completamente e permanece até os dias de hoje. Felizmente, embora a propagação da violência em todo mundo seja crescente e originada por diversos motivos (tráfico de drogas, terrorismo, intolerância, corrupção, etc.), por enquanto ainda não usamos roupas capazes de nos proteger contra armas de fogo. Estamos quase lá, se observarmos o aumento crescente na quantidade de carros blindados que não deixam de ser uma proteção (embora indireta) para o nosso corpo.


Embora nós mesmos ainda não estejamos nos vestindo com roupas a prova de bala, não significa que não existam pessoas que estão pensando e desenvolvendo algo nesse sentido. Estamos falando de um grupo de engenheiros mecânicos da Brigham Young University (BYU), do estado de Utah nos Estados Unidos, que desenvolveu recentemente um escudo blindado para policiais.


Baseado na arte secular japonesa do origami (arte de dobrar geometricamente o papel sem cortar ou colar, a fim de criar representações de determinados seres ou objetos), conforme você pode conferir no vídeo a seguir, o escudo apresenta uma facilidade enorme tanto de montagem (abertura), quanto de fechamento.


De acordo com professor Larry Howell, para chegar no formato atual, foi necessário um trabalho em conjunto com agentes especiais, assim como com equipes da SWAT, com a intenção de entender as necessidades deles em relação a melhorar as soluções atuais que são frequentemente muito pesadas e pouco portáteis. A ideia então foi criar algo compacto, portátil e leve.


Além da inspiração na arte do origami, o escudo é feito com doze camadas de Kevlar, pesa aproximadamente 55 pounds (cerca de 24kg). Em testes realizados, o escudo foi capaz de suportar disparos de calibres 9mm, Magnum .357 e .44.


Além da proteção de policiais, os desenvolvedores acreditam que o escudo poderá ser tranquilamente usado para a proteção de crianças em escolas, além de pessoas feridas em situações de emergência.

0 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333