Buscar
  • Manta de Aramida

Overlap. Eliminando pontos vulneráveis na blindagem

No artigo As Principais Dúvidas sobre a Blindagem de Veículos, tivemos a oportunidade de falar rapidamente sobre o overlap e, dessa vez, vamos tentar aprofundar um pouco mais.


Em português overlap significa sobreposição, e o sentido da palavra permanece o mesmo quando o assunto é a blindagem de veículos.


Em um processo de blindagem, a etapa do overlap consiste na sobreposição de duas lâminas de blindagem para a eliminação de juntas cegas ou gaps (lacunas na blindagem que constituem pontos vulneráveis).


Esses gaps estão presentes em partes do carro, como: as intersecções entre vidros e carroceria, portas e carroceria, a base dos retrovisores, as lanternas e, também, dobradiças, fechaduras, passagens de cabos, luminárias e mais um ou outro furo de passagem.


Não é tão difícil identificar o overlap caso o seu carro esteja passando ou venha a passar por um processo blindagem. É possível, por exemplo, visualizá-lo nas portas e na tampa traseira (em hatches, utilitários e peruas). Nas portas, o overlap é bem parecido com as calhas de acrílico encontradas em veículos populares que não possuem ar condicionado.


Em pontos como fechaduras e lanternas, a visualização do overlap só é possível caso a forração interna seja removida.


Ultimamente alguns fabricantes de vidros blindados já estão fornecendo um tipo de vidro conhecido como steelglass. Trata-se de um vidro com uma camada de aço nas bordas que, se usados, dispensam o processo de overlap em portas ou carrocerias.

0 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333