Buscar
  • Manta de Aramida

Pai e filho Vietnamitas revolucionam os tanques de guerra no Camboja

Atualizado: Mar 25

Traz Quoc Hai é um engenheiro vietnamita auto-didata conhecido por ter construído o seu próprio avião em casa. Ele e seu filho Tran Quoc Thanh, em outubro último, receberam do Rei Norodom Sihamoni do Camboja, medalhas de honra por conta dos consertos que realizaram em tanques de guerra pessoais nesse país. Além de tanques de guerra pessoais Cambojanos, a dupla realizou consertos também em tanques pessoais BRDM 2 e BTR60PB, originalmente produzidos na Rússia.


A relação dos dois engenheiros com o Camboja, começou quando eles foram até o país para realizar reparos em máquinas usadas nas plantações de trigo de uma das brigadas do exército Cambojano, perceberam falhas nos tanques usados nos treinamentos do exército e, de imediato, manifestaram a intenção em repara-los.


Depois de receberem a aprovação para a realização do trabalho, Traz e Tran iniciaram o conserto dos tanques BRDM 2 a partir de um orçamento inicial de US$ 25.000,00 tirados do próprio bolso. O conserto dos tanques, fez com que os mesmos passassem a consumir vinte litros a menos de combustível (de 45 para 25) e fossem capazes de atirar de curtas distâncias, o que anteriormente era impossível.


Depois de perceberem as melhorias implementadas nos primeiros veículos, o Governo Cambojano decidiu contratar a dupla para a realização de consertos em mais 10 outros tanques, além da construção “do zero” de uma unidade completamente nova a partir de suas próprias ideias.


Após quatro meses de trabalho, estava criado o novo tanque com capacidade de atingir alvos a partir de apenas 7 metros de distância (ao invés de 150m dos modelos anteriores), equipados com poder de fogo dos dois lados e, de agora em diante, base para a produção de todos os demais.

1 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333