Buscar
  • Manta de Aramida

Principais dúvidas sobre a blindagem de veículos

A blindagem de veículos já evoluiu muito desde que surgiu e, com isso, muitos ainda tem diversas dúvidas sobre o assunto. Essas dúvidas vão desde como ela funciona, o que é a aramida, os seus benefícios e vantagens e até mesmo em relação a termos técnicos como overlap e delaminação. Assim, elaboramos um guia rápido com as dúvidas mais comuns para que você entenda mais sobre o assunto e fique mais seguro e tranquilo para tomar uma decisão nesse sentido.


1. O que é blindagem parcial? Ela é permitida?

A blindagem parcial é a feita somente nos vidros do veículo, e não é permitida pelo Exército, pois dá uma falsa sensação de segurança, já que é impossível saber onde o carro será ou não atingido em um eventual ataque. Cuidado com esse tipo de oferta.


2. O desempenho de um veículo blindado é afetado?

O desempenho é sim afetado, mas isso pode ser em maior ou menor intensidade, dependendo do tipo de blindagem utilizado. Isso ocorre, pois, ao ser fabricado, o carro atinge determinado desempenho baseado no seu peso original; sendo que qualquer coisa a mais vai alterar o que foi prescrito pelo fabricante. Caso opte por uma blindagem com muito aço, o peso é muito maior e a interferência no desempenho, idem; já no caso de blindagem por manta de aramida, o peso é muito inferior e assim o desempenho quase não sofre  alteração. É assim importante utilizar os materiais que agregarão o menor peso a blindagem. As mantas de aramida pesam 10 vezes menos do que o aço.


3. O que é overlap?

Overlap é a sobreposição de duas laminas de blindagem nas suas emendas, de modo que não haja juntas cegas que possam constituir áreas de risco para a blindagem.


4. O que é delaminação?

A delaminação acontece quando, por variadas causas, ocorre a descolagem das diversas camadas dos materiais que formam o vidro blindado, principalmente a do policarbonato. Pode-se notar a delaminação quando surgem bolhas de ar nos vidros e é recomendável procurar o fabricante ou a blindadora para verificar se houve perda da sua eficácia. Atualmente um vidro blindado costuma não apresentar problemas desse tipo antes de 5 anos de uso.


5. O que fazer caso o veículo sofra uma colisão ou um ataque de tiros?

Caso alguma dessas hipóteses ocorra, leve o veículo imediatamente à blindadora para verificar os danos e fazer os reparos necessários.

1 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333