Buscar
  • Manta de Aramida

Regulamentação para carros blindados: tire suas dúvidas

Atualizado: Mar 25

Já comentamos que, quando se trata de veículos blindados, é importante muita atenção quanto aos produtos e serviços serem certificados e também quais os cuidados devem ser tomados ao se adquirir um blindado, especialmente se ele for usado. Mas como sabemos que esse é um assunto que não é de domínio público, procuraremos tirar mais algumas dúvidas muito comuns no que diz respeito à regulamentação de carros blindados para que você saiba ainda mais sobre o assunto.


- Quem regulamenta o mercado de carros blindados?

O Exército Brasileiro, através de sua Diretoria de Produtos Controlados, regula os aspectos documentais que, por lei, são exigidos na aprovação de venda de um veículo blindado para pessoas jurídicas ou físicas em todo o território nacional.

Da mesma forma esse órgão faz o mesmo tipo de controle sobre as empresas envolvidas no processo de blindagem de veículos (prestadores de serviço e fabricantes de peças blindadas).


- Quais os documentos necessários para se regularizar um carro blindado?

Para o carro: autorização de blindagem (emitida pelo exercito), registro da blindagem junto ao exército e o Detran e certificado de inspeção no INMETRO.


Para o proprietário: conjunto de documentação mostrando a idoneidade da pessoa (certidões criminais), atestado de residência e documentos pessoais.


- Qual o procedimento?

Como todo procedimento burocrático, recomenda-se contratar um despachante para dar sequência as atividades acima.


- Como saber se uma blindadora está apta a fazer o serviço?

Toda empresa blindadora tem por obrigação legal ter a autorização do Exército Brasileiro e da Polícia Civil do Estado para desenvolver a atividade de blindagem.

Além disso é desejável que tenha também algum certificado de enquadramento as normas da ISO, ABNT, etc.


- Quais documentos devo pedir para comprar um carro blindado usado?

Todo veículo deve possuir no documento de propriedade a inscrição “veículo blindado”. Isto é a prova de que o veículo teve todo o procedimento legal cumprido.


- É preciso tirar um documento especial para se dirigir um veículo blindado?

Não existe nenhuma exigência neste sentido.


- Qualquer seguradora aceita veículos blindados ou preciso procurar uma seguradora especializada?

Todas as empresas seguradoras aceitam o risco de segurar um carro blindado.  A tarifa cobrada varia muito de empresa para empresa.


- Como fica a garantia de um veículo 0km após a blindagem?

Normalmente as montadoras e suas concessionárias “fecham os olhos” para o fato do veículo ter sido blindado, mantendo a garantia de fábrica para os itens não afetados pela blindagem, principalmente a parte mecânica.


3 visualizações

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333