Buscar
  • Manta de Aramida

“The Beast” - O Blindado de Barack Obama

Não é novidade que os presidentes americanos são sempre considerados os homens mais poderosos do mundo. Por conta disso, principalmente nos dias atuais, o esquema de segurança em torno deles é sempre muito elevado, envolvendo agentes guarda-costas, sistemas de inteligência, tecnologia e, claro, poderosos carros blindados.


O carro do atual presidente Barack Obama é conhecido nos Estados Unidos pelo nome de “The Beast”, em português: A Besta.


Esse super carro é um Cadillac One, produzido sobre o chassi de um caminhão e, no que se refere ao design, considerado uma versão estendida do Cadillac DTS. Um detalhe interessante que não podemos deixar de citar é o de que, na verdade, o presidente Obama têm a sua disposição desde 2009, não somente um, mas dois carros idênticos e o motivo é simples: nunca se saber em qual deles ele realmente está.


A primeira característica que podemos observar nesse carro que muitos consideram como um verdadeiro tanque de guerra é o seu tamanho. Olhando as imagens a seguir, já é possível termos a ideia da altura do carro em relação aos seguranças que não são de baixa estatura.


A cabine traseira, que é o local onde se acomodam o presidente e a primeira dama, é conhecida como “casulo” por ser completamente isolada. Nela os detalhes são:


- é separada da parte dianteira por um vidro que só o presidente pode controlar;

- apenas o vidro do motorista pode ser abaixado em dez centímetros para que o mesmo possa se comunicar em situações de emergencia;

- o ar é filtrado a fim de evitar a contaminação em caso de ataques com armas químicas ou biológicas;

- botão de pânico para uso em situações de emergência;

- bolsas com estoque de sangue do próprio presidente para o caso de haver a necessidade de transfusão a ser executada pela equipe médica da ambulância que sempre acompanha o comboio;

- Por fim, um computador e um telefone via satélite para contato com o vice-presidente e o pentágono.


A blindagem desse veículo é feita de um composto de aço, titânio, fibra de carbono e cerâmica e possui 12cm de espessura nas partes mais “leves” e 20cm nas portas que pesam como portas de avião e tem mecanismo de travamento parecidos com os dos cofres dos bancos. O assoalho é reforçado com uma chapa maciça de 13cm capaz de suportar explosões.


“A Besta” só pode ser dirigida por motoristas especializados, constantemente treinados pela Agência Central de Inteligência (CIA), para conduzir esse verdadeiro tanque de guerra com motor V8 que pode alcançar a velocidade máxima de 100km, o que podemos considerar como sendo o ponto mais “fraco” de todo o conjunto.

1 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333