Buscar
  • Manta de Aramida

Tipos de projéteis

De acordo com a Wikipedia, um projétil (popularmente conhecido como bala) ou projétil balístico é: “qualquer sólido pesado que se move no espaço, abandonado a si mesmo depois de haver recebido impulso. A munição tem quatro partes essenciais: o invólucro, a espoleta, o propelente (normalmente pólvora) e o projétil. Quando a queima da pólvora produz gases, o projétil, geralmente de chumbo em forma de ogiva, é impulsionado a grande velocidade para fora da arma.”


É possível encontrarmos nessa página do site do site da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem) um arquivo em formato PDF com a norma do Exército Brasileiro NEB/T E-316, que, segundo a própria norma, “fixa as características e as condições exigíveis para a aceitação da Proteção Balística utilizada na blindagem de carros de passeio.”


Observe que ao final da tabela a seguir que diz respeito aos requisitos para blindagem opaca e transparente, aparecem alguns acrônimos que dizem respeito aos tipos de projéteis suportados por cada nível de proteção. São eles: FMJ = Full Metal Jacket, JSP = Jacket Soft Point, LRHV = Long Rifle High Velocity, RN = Round Nose, SWC = Semi-Wadcutter.


OK, mas o que realmente significa cada um desses acrônimos? É exatamente sobre eles que iremos tratar agora.


FMJ (Full Metal Jacket)

FMJ diz respeito ao revestimento produzido com liga de cobre ou aço. Basicamente a função desse revestimento é reduzir a quantidade de resíduos deixados no cano após o disparo.


JSP (Jacket Soft Point)

Também conhecida como “projétil parcialmente revestido”, ao contrário da FMJ, na qual o chumbo é completamente revestido, na JSP uma parte do chumbo é exposta, fazendo com que a mesma se expanda tão logo atinja o alvo, criando assim uma maior superfície de impacto.


LRHV (Long Rifle High Velocity)

Também conhecida como .22 Long Rifle, em termos de unidades vendidas, LRHV é a munição que detém a liderança mundial nos dias atuais. Por causa da sua popularidade, além dos rifles, muitos revólveres e pistolas são produzidos para usar esse calibre específico.


RN (Round Nose)

Round Nose é provavelmente o projétil que vem imediatamente em nossa lembrança quando pensamos em arma de fogo, ou seja, aquela “bala” com o corpo de metal e a ponta em chumbo. São usadas com propósitos diversos, são geralmente mais baratas que os demais projéteis e podem ser usadas em uma grande variedade de armas de fogo. Por causa da sua ponta arredondada, possui maior poder de penetração que as flat nose (mesmo tipo de projétil, porém com a ponta achatada/plana).


SWC (Semi-Wadcutter)

Esse é um tipo de projétil que possui uma ponta suavizada e que costuma ser usado em revólveres calibre 38. Uma de suas principais características é a de criar grandes buracos em seus alvos e uma desvantagem é ser um projétil de baixa velocidade.

6 visualizações

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333