Buscar
  • Manta de Aramida

Um tanque de guerra para um distrito escolar nos Estados Unidos

Não é tão exatamente um tanque, na realidade é um veículo conhecido como MRAP (Mine-Resistant Ambush Protected Vehicle ou Veículo Resistente a Minas e Emboscadas). Os MRAP são veículos que foram usados pelo Exército Americano nas ocupações do Iraque o do Afeganistão. São veículos capazes de resistir a explosivos e romper barricadas e similares aos usados pelas equipes da SWAT em todo o país.


Bem, e por quê um veículo desses foi parar na San Diego Unified School District (Distrito de escolas unificadas de San diego)? Nos EUA existe um programa conhecido como Department of Defense Excess Property Program, mais conhecido como Program 1033 (programa 1033), que envia armas e outros equipamentos usados em guerras, mas atualmente sem utilidade, para os departamentos de policia em todo o país e sem custo.


O Program 1033 ganhou atenção nacional principalmente nos dias seguintes ao assassinato do estudante Michel Brown, em Ferguson, Missouri. Expectadores de TV se mostraram espantados ao verem policiais vestidos com equipamentos militares durante os protestos. Muitos desses equipamentos foram fornecidos através do Program 1033. Apenas como curiosidade, cabe a informação que, dentre todos os equipamentos, custando $65,070.00, o MRAP é, de longe, o mais caro.


Para Joe Florentino, Capitão do departamento na San Diego Unified School District, o uso do veículo não tem relação com algum tipo de preocupação por conta de um possível ataque terrorista ou coisas do tipo. Ele lembra que, sempre que ocorre qualquer emergência, as crianças precisam ser salvas e o veículo é muito bem vindo em situações como: a retirada de alunos com mais segurança no caso tiroteios (que não são raros de acontecer em escolas nos EUA), terremotos ou incêndios. Nesses dois últimos o veículo pode ser tranquilamente usado para a derrubada de paredes, por exemplo.


O MRAP chegou ao San Diego Unified em abril e foi pintado pelos estudantes da Morse High School. No próximo mês de outubro, provavelmente será apresentado para a imprensa através de uma entrevista coletiva.

1 visualização

Rua Joaquina Teófilo do Espirito Santo, 41 - Galpão A - Cumbica - Guarulhos - SP

Brasil - CEP. 07210-008

Fone (11) 99906-8788 - (11) 2478.8333